top of page

Como posso auxiliar alguém a buscar ajuda psicológica

  • jardimgrazielle
  • 18 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de jan. de 2022

Acontecem de pacientes chegarem em sua primeira consulta sem saberem muito bem porque estão ali e se a psicoterapia seria a melhor alternativa. São pacientes que estão muitas vezes um passo anterior aquele que chega por conta própria, por não conseguirem ainda se escutar ou se darem conta de seus próprios sintomas. Os familiares e amigos, que sofrem juntos, acaba sendo aqueles que tomam a iniciativa pelo paciente de buscar o profissional ou que incentivam essa procura. Entretanto, até que esse momento inicial de tratamento aconteça, sabemos que podem existir algumas dificuldades que vão desde a forma como o tema é abordado até a procura e ida ao profissional. Não é raro na clínica pacientes chegarem em sua primeira consulta sem saberem muito bem porque estão ali e se a psicoterapia seria a melhor alternativa. São pacientes que estão muitas vezes um passo anterior aquele que chega por conta própria, por não conseguirem ainda se escutar ou se darem conta de seus próprios sintomas. Os familiares e amigos, que sofrem juntos, acaba sendo aqueles que tomam a iniciativa pelo paciente de buscar o profissional ou que incentivam essa procura. Entretanto, até que esse momento inicial de tratamento aconteça, sabemos que podem existir algumas dificuldades que vão desde a forma como o tema é abordado até a procura e ida ao profissional.

Certifique-se de que o problema não é mais seu do que do outro


ree

Existe a angústia de estar com alguém que precise de ajuda, sem contar o esforço que pode significar ter que dar esse apoio, e as resistências que podem existir. Certifique-se que os sintomas não são mais sofridos por você do que por ela. Muitas vezes podemos ficar obcecados por mudarmos alguém simplesmente porque aquele comportamento não nos agrada e logo acreditamo que o outro deve mudar e buscar um profissional para isso. Não é bem assim... mudar para o outro não é possível. A mudança vem de um processo em que exige implicação própria por isso ganhos que interessa a si primeiramente. Não deixe de plantar a semente e regar a ideia, mas não a coloque ao ponto de que o tratamento faça mais sentido para você do que para o outro.


Buscando informações sobre a psicoterapia


Tem se tornado cada vez mais usual compreendermos culturalmente o quão fundamental é voltarmos os nossos cuidados para a saúde mental, entendendo-a como integrante de nosso bem-estar junto a outros cuidados à saúde. Entretanto, a falta de entendimento sobre a conexão: falar de si e cuidar de si, impede a busca de um profissional pelo fato de simplificar e resumir esse cuidado a uma fala aleatória. Esse preconceito enraizado e a falta de conhecimento do trabalho do profissional podem causar resistência ao início do tratamento. Se você percebe que alguém precisa de ajuda psicológica e coloca isso como uma possibilidade, você já tem algum conhecimento, e isso é muito útil. Tente passar esse conhecimento que você já tem e se possível busque mais informações, você consegue dar maior suporte e segurança, e menor abertura para as fantasias que o tratamento pode significar.


Desvelando as fantasias sobre o tratamento psicoterapêutico


Não é pouco frequente pacientes resistentes a psicoterapia possuírem fantasias sobre o que se trata e para que serve o processo, mais do que o conhecimento de como realmente é. Ideias de que a psicoterapia é para loucos, "crianças bagunceiras", doentes crônicos e graves podem ocorrer. Escutar primeiramente a ideia que a pessoa tem sobre o tratamento é importante para desmistificar seu significado, para então com informações ajuda-la a olhar o tratamento de outra forma.


Desarmando as armadilhas que impede a busca por um profissional


Associada a falta de conhecimento e fantasias a respeito do que se trata o processo de psicoterapia estão várias outras questões relativas ao significado: ir ao psicólogo. Pensar que consegue lidar sozinho com seus problemas e não precisa de ajuda, não querer demonstrar fragilidade de quem se aproxima… Neste caso, quem está próxima tem a vantagem de ter alguma ideia sobre a armadilha que a impede de procurar o profissional, e pode questionar o quanto esse troca é benéfica: a doença em troca de que está tudo bem, ou outra representação que sustente essa defesa.


Informação, incentivo e apoio são fundamentais em momentos de fragilidade; crie possibilidades junto a esta pessoa querida para que sua melhora ocorra. O atendimento psicológico é uma via que privilegia a criação de novos caminhos, mas para criá-lo, é necessário começar. "Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar" (Antônio Machado).

 
 
 

Comentários


Compartilhe

whatsapp-logo-1 (1).png
bottom of page